Notícia

Programa Jovem Exportador

segunda, 24 de setembro de 2018
Incrições já estão disponiveis

O Programa Jovem Exportador  tem como objetivo fomentar à exportação brasileira no associativismo empresarial por meio da  metodologia  “Trilha da Internacionalização de Negócios”. O programa é promovido pela Associação dos Jovens Empresários do Distrito Federal – AJE-DF e apoiado pela Confederação Nacional de Jovens Empresários – CONAJE

 

PÚBLICO ALVO:

Empreendedores associados à AJEDF e a outras entidades filiadas à CONAJE que possuam:

  • PRODUTO DEFINIDO;
  • MERCADO POTENCIAL;
  • POSICIONAMENTO PARA O COMÉRCIO EXTERIOR.

 

A Metodologia do Programa é composta pelas seguintes etapas:  


I - Sensibilização de empresas:
A sensibilização é feita por meio de chamada pública nas mídias tradicionais e redes sociais e apresentação do programa em eventos e reuniões de negócios com o objetivo de sensibilizar e captar empresários interessados, nesta etapa também é realizado avaliação da maturidade em exportação e capacitação das empresas em competências de comércio exterior.


II - Inteligência de mercado: 
Por meio de relacionamento estabelecidos com os departamentos de comércio de embaixadas, câmaras de comércio e agências de promoção de comércio exterior são mapeados as principais áreas, setores e segmentos de mercado que possuem maior demanda por produtos e serviços brasileiros, após é feita a correlação com o perfil dos empresários participantes para verificar o nível de atratividade das empresas. 


III - Adequação a produtos e processos:
Após análise detalhada das oportunidades e do perfil das empresas participantes do programa, é oferecido consultorias, treinamentos e mentorias na adequação de produtos e serviços, com foco em embalagens e logística de acordo com as regras e cultura dos mercados-alvo.


IV - Promoção Comercial: 
Na fase, os empresários são estimulados a participar de feiras, rodadas de negócios, destinada a empresas que já possuem produtos que atendem às exigências do mercado em que pretendem atuar, ou que desejam conhecer in loco os requisitos exigidos pelos seus potenciais compradores ou ainda saber informações sobre seus concorrentes e consumidores. A promoção comercial será realizada através de duas iniciativas centrais:

(I) Registro de Interesse no Site da APEX Brasil e outras plataformas de negócios internacionais e

(II) Participação em feiras para ambientação.

 

V – Comercialização: 
Consiste na etapa final da trilha da  internacionalização de negócios. Nesta fase são realizadas ações de apoio a negociação, logística e distribuição, voltadas para empresas que já estejam prontas para comercializar seus produtos e serviços no exterior. 
 

PROGRAMAÇÃO:

20h às 20h15 - Recepção dos participantes e Credenciamento

20h15 às 20h45: Boas vindas de Presidente da CONAJE - Guilherme Gonçalves e do Presidente da AJE-DF Ronan Pires Nonato;

20h45: Apresentação do Consórcio AL-Invest 5.0 da União Europeia (Representante da Confederação das Associações Comerciais do Brasil - CACB)

21h30: Apresentação do Programa Jovem Exportador e da Metodologia de Gamificação por Gustavo Braga - Gerente do Programa Jovem Exportador e Marcos Dias - Diretor Executivo da AJE DF e Coordenador Internacional da CONAJE.

22h30: Agradecimentos e encerramento.

DÚVIDAS:

Email: ajexport@ajedf.org.br | jovemexportador@gmail.com

Telefone: +55 61 3033 1744

Whatsapp: +55 61 9 9582-7989 (Isabela)

Link de Inscrição: https://www.sympla.com.br/programa-jovem-exportador---ajedf__363608

Fonte: