Notícia

Faciap cria projeto de associações satélite para atender mais cidades do PR

terça, 30 de abril de 2019

Para alcançar as cidades que não possuem associações e levar benefícios para esses empresários, a Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná (Faciap) criou o projeto Faciap For All. A ideia é que associações comerciais de cidades polo atuem como entidades satélite, ampliando o atendimento para além das fronteiras do município em que está localizada sua sede.

“A associação comercial tem um papel de fomentar a economia local e estimular o desenvolvimento. Então, o projeto vai além de auxiliar empresários em seus negócios. É uma forma de estimular o crescimento das regiões”, explica o vice-presidente da Faciap, responsável pelo projeto, José Claudiney Rocco.

A partir do momento que as associações satélite começarem a funcionar, a intenção é que proponham soluções empresariais para os micro e pequenos negócios de regiões isoladas, que não possuem um número de habitantes mínimo para manter uma associação comercial aberta. “Queremos com isso que a Faciap esteja presente em 100% do Paraná porque acreditamos que o associativismo ampara o setor produtivo em momentos de crise e oferece ferramentas para que, juntos, os empresários se fortaleçam”, afirma Rocco.

Etapas do projeto

O projeto passará por algumas etapas até a implantação. Estão sendo mapeadas as cidades do estado que não possuem associações comerciais. Em seguida, por meio das 12 Coordenadorias, serão definidas maneiras de as entidades-polo incentivarem os empresários das cidades em potencial a se reunirem. O próximo passo é levar a eles palestras sobre o associativismo e as vantagens que o projeto poderá trazer para a cidade se for implementado. Por fim, as associações maiores irão auxiliar os empresários daquele local fazendo uma análise do ambiente de negócios, para definição de planejamento estratégico e setores da região que serão foco nas ações.

Fonte: Faciap